quarta-feira, 3 de março de 2021

A vida no corpo humano

 1- O sistema mental

Para formarem criaturas ignorantes e imperfeitas, os espíritos devem procederem como na formação da matéria imperfeita; uma diminuição progressiva das vibrações até chegar a periferia da existência produz seres humanos. Concedida vida à criatura, o nariz e o coração são mantidos em vida pelo espírito (ou alma), mas o "ViVeR" depende do novo ser encarnado ; o qual por necessidade ou afeto satisfaz as necessidades fisiológicas e as necessidades cognitivas. E através de experiências e escolhas acumula conhecimento na memória, passando a pensar para solucionar problemas ; e logo aprende  a usar imaginação e intuição no desenvolvimento de si mesmo e melhoramento do ambiente ; havendo personalidades mais introspectivas (quais sentem necessidade de se conectarem com alguma fonte espiritual de conhecimento útil) e outras personalidades mais extropectivas (quais se concentram no aspecto físico das coisas e pensam soluções mecânicas para os problemas da imperfeição).

2- O sistema cardiovascular

[ coração, artérias, veias, capilares, sangue ]

O coração bombeia o sangue oxigenado através de uma rede de vasos sanguíneos (artérias) aos tecidos, órgãos, músculos, e nervos por todo o corpo. Quando o sangue chega aos capilares, se libera oxigênio e nutrientes para as células. As células liberam os dejetos do seus trabalhos, que são absorvidos e transportados pelo sangue. O sangue sai do coração pelas artérias e chega ao coração pelas veias. O sangue usado (desoxigenado) viaja pelas veias de regresso ao coração, e é bombeado até os pulmões. Dos pulmões o sangue oxigenado regressa ao lado esquerdo do coração, que o bombeia à todo o corpo pelas artérias. O lado direito do coração bombeia sangue aos pulmões ; enquanto que o lado esquerdo bombeia sangue a todo o corpo. Movimentos do coração: sístole (contração) e diástole (relaxamento).

3- O sistema respiratório

[ nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões, e diafragma ]

A respiração é um processo involuntário e automático, no qual se extrai o oxigênio do ar inspirado e se expulsam os gases residuais com o ar expirado. INSPIRAÇÃO: o diafragma se contrai, os pulmões se enchem. EXPIRAÇÃO: o diafragma se relaxa, os pulmões se esvaziam. Quando o ar qual inalamos chega aos alvéolos dos pulmões, o oxigênio entra no sangue através de pequenos capilares localizados nas paredes dos alvéolos. Então é levado ao coração, de onde será enviado a todo o corpo.

4- O sistema digestivo

[ boca, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, reto, ânus ]

A função do sistema digestivo é que os nutrientes contidos na comida sejam levados até o sangue,  e logo até todas as células do corpo; para que seus micróbios trabalhadores transformem os nutrientes em energia para seu uso vital. A comida mastigada e engolida desce até o estômago graças aos movimentos peristálticos do esôfago. No estômago a comida é mesclada ao ácido clorídrico, qual prossegue o processo de degradação. Quando a comida estiver bem digerida, o liquido resultado chamado quimo atravessa um esfíncter chamado piloro, para então entrar no intestino delgado; de onde transitará até o intestino grosso. Durante esse trânsito os nutrientes absorvidos passam para a circulação do sangue, e os resíduos inúteis vão para o reto para serem expulsados pelo ânus.

5- O sistema linfático

Se encarrega de eliminar o excesso de proteínas e líquidos. a linfa se move mediante a atividade contrátil dos vasos linfáticos. No baço é onde se destroem glóbulos vermelhos, filtra o sangue, e participa na luta contra infecções. Os gânglios linfáticos filtram a linfa, impedindo que micróbios estranhos ou células cancerígenas continuem circulando pelo corpo. O sistema linfático recolhe e transporta o excesso de nutrientes e os resíduos metabólicos das células ; seja para serem expulsados ou para serem reaproveitados em outras partes do corpo vivente.

6- O sistema urinário

Os rins estão formados por nefrons. É nos nefrons onde acontece a filtração do plasma sanguíneo e a formação da urina. A bexiga urinária situada na parte inferior do abdomen é destinada a conter a urina, que chega dos rins através dos ureteres. Na base da bexiga se abre a uretra, o conduto qual leva a urina para fora durante a micção.

7- O sistema reprodutor

Além de perpetuar a presença de uma espécie na vida física planetária, cujos participantes cedem vez à outros revezando as participações conforme sua própria natureza de seres mortais; o sistema reprodutor também serve para fabricarem criaturas fofinhas, pequenas, e carentes, de modo a aprenderem a amar. Enquanto que nós (os egoístas) além de amarmos filhotinhos, também amamos que nossas cônjuges estejam sempre joviais e formosas ; e preferimos que a próstata e as vesículas seminais produzam líquido nutritivo regenerador para o rejuvenescimento do corpo amado ; porque amamos primeiramente a nós mesmos e o corpo através do qual vivemos neste mundo denso.

8- O sistema imunológico

Os precursores de todas as células sanguíneas são produzidos na medula óssea. Certas células passarão a ser do grupo de linfócitos, enquanto outras serão parte do grupo de fagócitos. Formados os linfócitos, alguns seguirão amadurecendo na medula óssea e se converterão em linfócitos "b". Outros linfócitos finalizarão sua maturação no timo e se converterão em linfócitos "t". os linfócitos B e T são os dois grupos principais que reconhecem e atacam os micro-organismos infecciosos. Os linfócitos B produzem anticorpos específicos contra organismos infecciosos. Os linfócitos T eliminam as células do corpo quais estejam afetadas. Outros tipos de glóbulos brancos, como os fagócitos ou os citotóxicos (assassinos naturais) destroem os microo-organsimos infecciosos.

9- O sistema muscular

O sistema muscular de um corpo é o aparelho que realiza todos os movimentos do corpo, sejam os voluntários como também os involuntários. A membrana celular das fibras musculares é o sarcolma. O sarcolma atua como condutor dos sinais eletroquímicos quais estimulam as células musculares. Conectados aos sarcolmas hão tubos transversais que ajudam a levar estes sinais eletroquímicos ao centro da fibra muscular. A maior parte da estrutura da fibra muscular está formada por mio-fibrilas, que são as estruturas contráteis das células. As mio-fibrilas estão formadas por muitas fibras de proteínas chamadas sarcômeros. Um sarcômero é a unidade funcional das fibras musculares.                    A maioria dos músculos esqueléticos estão unidos a dois ossos por tendões. Os tendões são bandas duras de tecido conjuntivo denso e regular, cujas fortes fibras de colágenos fixam firmemente os músculos aos ossos. Os músculos se movem movendo os ossos mais próximos um do outro ( um dos ossos se move até o outro que permanece estacionário ).                                                                               O funcionamento dos músculos se dá por contração ou descontração de suas fibras musculares. Os músculos necessitam atividade periódica para manterem suas fibras saudáveis; se não houver atividade alguma, eles se atrofiam e perdem o volume musculoso.

10- O sistema tegumentário

A função óbvia do sistema tegumentário é melhorar a aparência da criatura material, e proteger os órgãos e tecidos internos. A pele retêm substâncias que poderiam serem nocivas vindo do exterior e também evita perda de fluídos do funcionamento interior do corpo vivente. No sistema tegumentário hão os receptores sensoriais; para detectar calor, frio, pressão, ou dor. A pele se compõe de epiderme e derme ; e debaixo destas camadas há a hipoderme (capa adiposa subcutânea) que serve para aquecer o corpo e amortecer golpes de lutas.                                                                                                                             Hão quatro tipos de glândulas no sistema tegumentário: sudoríparas, sebáceas, ceruminosas, e mamárias.

11- O sistema ósseo

O esqueleto é um conjunto de ossos que proporciona ao corpo humano sua estrutura ; junto com o sistema articular e o sistema muscular formam o "aparelho locomotor".                                            Esqueleto Axial: formado por crâneo, coluna vertebral, costelas, e o esterno; constitui o eixo do corpo e protege o sistema nervoso central e os órgãos dentro do tórax. ( 80 ossos )                                                Esqueleto apendicular: formado pelos ossos dos membros junto com a cintura escapular e a cintura pélvica. ( 126 ossos )                                                                                                                                  O líquido sinovial, continuamente depositado sobre as superfícies ósseas do corpo, facilita o deslizamento sobre elas ; pondo em ação a mobilidade do esqueleto.                                                          Articulações do corpo: articulação fibrosa (sinartrose) ; articulação cartilaginosa (anfiartrose) ; articulação móvel (diartrose).

12- O sistema nervoso

Sistema nervoso central :                                                                                                                               Medula espinhal > estrutura cilíndrica que transporta impulsos nervosos, tanto de entrada (sensitivos) como também de saída (motores).                                                                                                                 Encéfalo > situado no interior do crâneo, realiza controle voluntário e também involuntário . É usado como órgão do pensamento dos seres encarnados.

Sistema nervoso periférico :                                                                                                                           É o conjunto de nervos quais conectam o sistema nervoso central com o resto do corpo vivente.            Os neurônios são as células quais constituem a unidade básica do sistema nervoso. Se encontram conectadas entre si pelos dendritos e axônios; e têm a propriedade de gerar, propagar, codificar, e conduzir sinais em um corpo integro e saudável.

13- O sistema endócrino

A atividade do sistema endócrino afeta todas as células do organismo vivente. As glândulas endócrinas cumprem distintas funções de controle ou estimulação no funcionamento de órgãos e tecidos. Elas produzem hormônios quais são excretados ao sangue, para que as proteínas desenhadas para captar cada um deles, se encarreguem de transportá-los até as células dos tecidos e órgãos aonde devem chegarem. Uma vez ali, os hormônios transmitem as ordens precisas para regular a atividade celular.                        Pâncreas :                                                                                                                                                       Células-beta produzem hormônio insulina e células-alfa produzem hormônio glucagon. A insulina diminui a taxa de glucose no sangue, e o glucagon aumenta a taxa de glucose no sangue.                          Hipotálamo :                                                                                                                                                   Principal nexo de união entre os sistemas nervoso e endócrino. O hipotálamo controla o funcionamento da glândula hipófise excretando hormônios quais ou bem estimulam ou bem inibem as secreções da hipófise.                                                                                                                                                        Hipófise :                                                                                                                                                       A hipófise fabrica hormônios quais regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas. Ela tem duas partes: o lóbulo anterior e o lóbulo posterior. O lóbulo anterior regula as atividades da glândula tireoide, das suprarrenais, e das reprodutoras ; e produz hormônio do crescimento e endorfinas que reduzem a sensação de dor. O lóbulo posterior libera hormônio antidiurético, que ajuda a controlar o equilíbrio entre água e sais minerais dentro do organismo vivente.                                                         Tireoide :                                                                                                                                                       A glândula tireoide produz hormônios tiroxina e triyodotironina quais controlam a velocidade em que as células queimam o combustível dos alimentos para produzir necessária energia.                                     Paratireoides :                                                                                                                                                Para controlar a quantidade de cálcio nos setores do organismo vivente, existem as paratireoides ; minúsculas glândulas endócrinas quais produzem o hormônio paratormônio. A localização e a quantidade de paratireoides pode variar em cada organismo humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pudor e o escrúpulo

        A capacidade humana de auto-restringir-se e de auto-dosar-se protege lhe a felicidade movendo-se com justiça nas relações e nas situ...