segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Significado e utilidade dos códigos de condutas

        Para a vida geral no Cosmos dos seres vulneráveis e magoáveis, os limites éticos são circuitos onde pode haver tráfego em uma direção ou não haver tráfego em outra direção. O que significa: se conseguiu então não lhe era proibido; ou: se não conseguiu é porque lhe é proibido.
      Reduzindo a ética para âmbito nacional ou comunitário; pode haver seleção de quais tipos de caráteres são permitidos naquele território, ou aceitarem todos os tipos se o governo atual não se aborrece com o caos em seu território ou dispõe de educação para encaixar todos os cidadãos de modo a não aborrecerem o governante ou a comunidade aqueles tipos corruptíveis. O esforço educativo em nações e comunidades discriminadoras obviamente deve semear onde há terreno para a educação germinar; então a cabeça livre e aberta dos novos cidadãos em formação orientada, onde condicionar desde a infância a adequação à ética nacional amada pelo governante. Convencidos os pequenos seres sobre o melhor modo de conjugarem os seus caráteres naquele território, saberão pelo tanto de felicidade que obterem, se haverá necessidade de emigrarem para outro território, ou se aquela ética não atrapalha suas felicidades de modo a realizarem seus destinos no mesmo território em qual nasceram.
      Diferentes identidades nacionais significa que cada País pode funcionar diferente dos outros. Senão uma nação em cada planeta bastaria (legislação, idioma, e folclore únicos).
      De maneira geral, nenhum ser individual perderá a sua moral se for educado. apenas saberá como agir em vida comunitária sem avançar contra outros; porque estando adaptado e não oprimido estará feliz; e educado para viver em justiça não haverão surpresas desagradáveis; visto que se não está sufocado não necessita se revoltar e combater aquela cultura qual o aceitou e educou como conjugar seu caráter de modo justo e harmonioso, sem atrapalhar os outros, naquele território e naquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pudor e o escrúpulo

        A capacidade humana de auto-restringir-se e de auto-dosar-se protege lhe a felicidade movendo-se com justiça nas relações e nas situ...