sábado, 3 de julho de 2021

Causações e Compensações

        Para qualquer direção em qual um ser se mova, entende-se poder encontrar diferentes situações, obter distintas situações, desfrutar estados peculiares do próprio ser naquelas localizações; de modo a aprovar ou desaprovar, amando o que é harmonioso e detestando o que seja desarmonioso à si. Estar em cada situação diferente indica que o que é possível depende de ir até aquela situação. Ou seja : para ter um corpo saudável um ser humano deve preparar o estado/situação indo até a condição desejada. Mas que não existindo vazio na vida, não desejar nem preparar uma condição feliz (física ou mental) é acolher as forças exteriores quais estejam circulando no ambiente próximo; isso em todos os aspectos, em que as forças em circulação promovem lutas nas quais seres inteligentes devem usarem habilidade para preservarem ou melhorarem suas situações, onde suas vidas estão sujeitas à leis naturais e também à leis artificiais da civilização imperfeita.
      As leis naturais nos são mais valiosas porque um ser humano harmonizado e feliz tem paciência para os desejos à longo prazo, e com amor-próprio pode evitar situações desagradáveis na civilização imperfeita. Se as leis naturais são para os seres criarem as situações quais desejam ou moverem-se até onde o estado desejado aconteça; as leis artificiais coagem, mecanizam, ou castigam. Disso que autoridades da civilização impõem a burocracia (deveres) e penalidades (para ameaçar e amedrontar). Mas se o exercício de deveres cívicos lembram que funcionamento desejado requer compromisso e dedicação para funcionar; os castigos pensados para os violentos, os desonestos, e os impúdicos, não restituem coisa alguma à suas vitimas, nem amedrontam violentos, desonestos, e impúdicos; os quais estando na opção de aventura e combate contra a civilização não-amada, calculam que suas coragens lhes proporcionarão lucros ontológicos em seus desenvolvimentos posteriores ; perfazendo contraste e equilibrio.
      Tentando explicarem situações penosas em seres humanos encarnados, muitos imaginam a noção de "carma" , castigos ou prêmios quais atravessariam épocas numa contabilidade lógica de que quem sofre deveria sofrimentos à Consciência Cósmica por causa de maus comportamentos passados (dos quais nem lembra), mas que estaria "obrigado" à compensar más ações de outras vidas com sofrimentos na vida atual; e que os venturosos desfrutando conforto, tranquilidade, e felicidade geral estariam compensando antigas boas ações. O tempo que as leis naturais gastem para manifestar as criações humanas do passado não merece consideração porque não cabe à seres humanos imporem mecanização ao funcionamento cósmico para a vida material imperfeita. Mas saber o que estamos criando "agora" com as atitudes e comportamentos humanos, é um estudo interessante, em que psicologia e filosofia permitem aos seres inteligentes promoverem educação para que civilização e criaturas funcionem harmoniosamente, sabendo em qual rumo estão indo, que tipo de futuro estão criando, quando basta de involução para retomarem o caminho da feliz ascensão.
       Mundos e nações estando sob governança (visível ou invisível), fazem desenvolvimento progressivo e mantem todo tipo de culturas como opções para os novos encarnados poderem atuar naquelas condutas não sei por quanto tempo. Mas a felicidade individual, como um direito natural, não depende do que esteja acontecendo com outras criaturas ou noutros ambientes apartados. De onde que : seja por inspiração direta da Consciência Cósmica ou por educação recebida, qualquer ser humano pode pegar as rédeas de sua vida e criar somente situações felizes para sua história na vida material. Sendo que, tomando gosto pela harmonia o ser humano bem educado direcionará seus esforços somente para o que produza felicidade ; pelo que razão e sentimento demostram o sucesso do "Eu Sou" !
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pudor e o escrúpulo

        A capacidade humana de auto-restringir-se e de auto-dosar-se protege lhe a felicidade movendo-se com justiça nas relações e nas situ...