quinta-feira, 11 de julho de 2013

A harmonia ativa

        Minha definição para harmonia é: INTERAÇÂO PRAZEROSA ENTRE AS PARTES DO TODO COM JUSTA DISTRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES E INTEGRAÇÃO CONFORTÁVEL NO CAMPO ONDE EXISTEM.
        A harmonia só é possível entre duas ou mais partes quais possam estabelecerem algum tipo de relação entre si. Portanto toda harmonia é ativa; variando apenas a velocidade, de lentíssima à rapidíssima. A presença harmonia é constada pelo gozo recíproco quando haja ajuste perfeito.
        Para conhecer-se a harmonia ativa, desfrutá-la, e conservá-la ; é necessário a seletividade constante, reconhecendo-se as dissonâncias e as consonâncias, a justiça e a injustiça. E por determinação em ser feliz, criar o próprio bem-estar e repudiar tudo o que seja contrário ao bem, o qual é a harmonia ativa em todas as área da vida humana.

        A harmonia ativa é a moral suprema e seu objetivo é o prazer justo e construtivo. Aquilo que seja imoral para alguém; o é por ser contrário aos seus desejos de harmonização. D'isso pode se entender que não são os falsos xingamentos que ofendem à quem seja consciente de si mesmo; mas o ato ofender que é imoral à quem ama a bela comunicação.
        O conhecimento às diferenças na harmonia ativa tem dois aspectos. O de pesquisa é uma necessidade para conhecer para formar teses úteis ou preparar defesa. E o de turismo é um exercício despreocupado de observar para perceber contrastes e valorizar o que seja harmônico.
        Quando algum ser equilibrado alcança a harmonia ativa, instantaneamente ele percebe que ela é coletiva; e compreende os valores básicos da justiça. Mas essa compreensão há em diferentes níveis de amplitude; de tal modo que a moral suprema alcança à todos os tipos de seres e lugares, perfazendo em mundos superiores: a Harmonia Ativa global !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pudor e o escrúpulo

        A capacidade humana de auto-restringir-se e de auto-dosar-se protege lhe a felicidade movendo-se com justiça nas relações e nas situ...