quarta-feira, 10 de julho de 2013

Combate às tendências degenerativas no lar

        O lar é o princípio das convivências, e as melhores repercussões nas relações posteriores dependem da boa convivência que o ser tem consigo e com os parentes próximos. No contrário as perversões são expressões dos desajustes íntimos e familiares, amplificados por facilitações e maus pensamentos; ou os ditos desajustes sancionados por influência de más convivências chacinantes da esperança por harmonias futuras, pelas quais valha lutar ou morrer.
        Todo o empenho dos seres para se harmonizarem já é prova de possível sucesso. Enquanto que todo empenho contra a felicidade de outros já é prova de possível fracasso.
        Cultivar a força desde o início da vida, é o único conselho satisfatório qual eu encontro para os seres desenvolverem seus melhores aspectos e subjugarem os excessos e os desequilíbrios mentais. Com força intelectual, emocional, e física; o orgulho humano torna-se luminoso e então as lutas podem frutificarem verdadeiros progresso e felicidade em si e nos próximos, pelo que até os mais humildes acolhem com sincero afeto a experiência dos mais ativos e justos em sua família, aprendendo à valorizarem o desenvolvimento humano e os prazeres da harmonia alcançada honestamente.
        A força é o caminho primário entendido sob todos os aspectos. Isto é: existem a força do desprezo, a força do silêncio, força do discernimento; enfim existe a sabedoria e existe o amor. No entanto a evolução deve e necessita de equilíbrio; ou seja, a humildade ornamenta a força com nobreza e economiza a própria força.

        Entendido o parágrafo anterior, podemos analisar uma etapa posterior à vida selvagem, onde entender as causas do mau comportamento juvenil permite me enumerá-los :
1- pretensa superioridade arrogante
2- desprezo pelos supostos inferiores
3- perturbação pela suposta ameaça presente no indivíduo vitimável
4- carência afetiva no lar
5- solidão futurística
6- curiosidade experimental artificiante
7- satisfação sádica em maltratar fracos para orgulhar-se de si
8- auto imposição desmedida

        Por fim, entendido o conjunto das harmonias sociais pela palavra honestidade; qual é o valor e a utilidade da honestidade ?
        - O valor é moral e abrange todos os aspectos do Ser. Quem busca a harmonia adequada à sua felicidade integral sabe. O valor da honestidade pode ser dito: conforto, tranquilidade, sossego, desprendimento, consciência; ou outras palavras vinculadas à honra e dignidade verdadeiras. A utilidade é a harmonia duradoura que o uso da verdade possibilita; a ordem móvel que flui em civilizações sadias em todos os aspectos, humanos e sociológicos, mais ontológicas que financeiras.

        A vocação natural dos seres pode responder de modo diferente conforme a sociedade material em qual vivem. De modo que considerados dois polos para a ação, digo: a civilização cria seus próprios criminosos; seja pela visível injustiça ou descabida negligência egoísta.
        Até que corrijam os desvios ou por não desejarem a correção, toda tentativa de anular o crime é irrisória. Mesmo porque não é vergonhoso combater o que já é corrupto de nascença; muito menos lutar pelo sustento ao qual se tem direito natural.
        Amando e pensando os seres humanos formam lares progressistas, onde o estudo de cada um e o empenho de todos em honrarem os melhores valores quais consigam entender, tornará as suas vidas mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pudor e o escrúpulo

        A capacidade humana de auto-restringir-se e de auto-dosar-se protege lhe a felicidade movendo-se com justiça nas relações e nas situ...