quinta-feira, 18 de julho de 2013

O que é a paz ?

        A paz é o modo de ser tranquilo correspondente à harmonia, sem conflitos e portanto sem medo nem aflição. Desse estado de ser obtem-se o sentimento correspondente, e por amar-se o estado de paz é que deseja-se viver em paz constante.
        Mas como obter a paz? Quem tudo compreende e tudo pode possui a segurança da paz. Quem tudo pode está tranquilo para agir com exatidão. Então a paz é divina, e para alcançar-se a paz eterna e profunda há que se viver o modo divino de ser. D'essa atitude diante das diferentes situações em quais procura-se a razão, sempre agindo pela harmonia é que advem o sentimento de paz.
        Então para as pessoas imperfeitas comungar com o Eu superior e divino é um modo de obterem o tanto de paz que suas mentes limitadas consigam sentirem. Ao reconhecerem-se como seres do macrocosmo , tornam-se mais tolerantes com a vida inferior, pois há o sentimento de que esse destino no mundo inferior é mortal mas há mais e melhor vida para o futuro.
       Eis que a paz nesse mundo pode ocorrer pela ausência de perturbação ou pela iluminação do ser.

        Quem resignar-se diante de situações difíceis, aceitando o que não pode modificar, está à caminho para a paz. Deixar fluírem os acontecimentos é um modo de não preocupar-se. Pelo desprendimento, sem ciúmes mas com todos os zelos possíveis, garante-se o bem-estar de quem usufrui a paz. A atenção constante para evitar conflitos, buscando sempre a harmonia para as relações, situações, e ações; sentindo e movendo-se conforme a qualidade desejada, é a disciplina para alcançar a paz.
        A paz é então um estado divino de ser; no qual toda a felicidade é sentida sem embaraços, pois tudo se compreende e todos os movimentos são pela harmonia de ser. Tudo aquilo que não obstrui a conjugação dos seres não atrapalha a paz interior. Então a liberdade possibilita estar em paz. E quem está em paz não vai contra a liberdade dos outros.

        A paz é um estado de despreocupação, confiança, segurança, na tranquilidade de não haverem excessos nem carências. Estar em paz é o objetivo dos adeptos do misticismo; para sintonizarem-se com a consciência cósmica, preparando-se para a vida superior; além de zelarem pelo próprio bem-estar atual. A harmonia é sempre mais prazerosa que qualquer angústia ou violência que predisponha aflição, medo, ou desespero.
        Estar em paz é conhecer a harmonia duradoura; a qual sempre flui sem obstáculos nos níveis de vida superior; porque na perfeição tudo é justo e todos os seres são completos vivendo em razão e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pudor e o escrúpulo

        A capacidade humana de auto-restringir-se e de auto-dosar-se protege lhe a felicidade movendo-se com justiça nas relações e nas situ...