sexta-feira, 19 de julho de 2013

A saúde mental

        Contrariar a razão não é nem um pouco recomendável. Insistir no erro mesmo não obtendo a satisfação necessária, isso é contrariar a harmonia que é o que deve haver. E de qual modo se contraria a harmonia é o que diz o tipo de doença qual há. No entanto um comportamento bizarro não é suficiente para classificar alguém como doente; pois inovação e criatividade devem demonstrar a originalidade qual é aquele ser, reconhecido por suas expressões. Então as características de uma personalidade não são loucura e nem devem serem proibidas; cabendo aos indivíduos saberem em quais situações podem se expressarem livremente, sem causarem atritos nem incômodos de qualquer natureza.
        Enquanto estão ignorantes os seres humanos, sem sentirem por experiência ou por imaginação a qualidade que tal harmonia apresenta, não conseguem decidirem a mudança de hábito. Mas se preferem a desarmonia por espontânea vontade, demonstram a falta de saúde mental; pois eis que nesse mundo somente vale a maldade enquanto não há a possibilidade de se conjugar o bem.

        O que determina o bom juízo é a sensibilidade; a qual todos dispõem. Que as escolhas sejam sempre diferentes isso é natural; mas hão que decidirem os seres em boa saúde mental por alguma harmonia possível, seja esta negativa ou positiva, lenta ou rápida, suave ou furiosa. O impacto social da ação também não é suficiente para determinar a qualidade do juízo de alguém, porquê a revolução é um fato inegável neste mundo; podendo apresentar resultado benéfico.

        A saúde mental é um ajuste perfeito de personalidade e alma com suas dimensões gozando harmonia. Toda a sensibilidade anímica prefere o que é justo e bom, mas não interfere no livre-arbítrio da pessoa encarnada, quem pode agir contrariamente à alma.
        Recuperar a saúde mental é iluminar-se conhecendo o próprio Eu, para que se possa ser verdadeiro em pensamento e ação. E a felicidade para cada um é realizar a consciência da alma; a qual acreditamos ser toda saudável e eternamente feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pudor e o escrúpulo

        A capacidade humana de auto-restringir-se e de auto-dosar-se protege lhe a felicidade movendo-se com justiça nas relações e nas situ...