quarta-feira, 10 de julho de 2013

Elevação

A agressividade é o impulso para a ação que é a vida ( para quem não sente o amor eterno e inquestionável ). Mas cada situação exige uma medida diferente conforme os sabores, poderes, e intenções dos elementos envolvidos.
       Aparentemente, as imperfeições denominadas defeitos somente são classificadas como opostas às virtudes; mas em verdade são os mesmos impulsos direcionados de modo maléfico. A agressão é a ação com finalidade destrutiva ou egoística. A doação é a ação com finalidade depurativa ou altruística. O trabalho é a ação com finalidade construtiva e ocupacional. A carícia é a ação com finalidade gozável e permissível. E a  unção é a premiação purificante e dignificante.
        A desarmonia no conjunto; carências, excessos, mentiras, etc.; fazem com que apareçam os defeitos; os quais são uma pré-intenção injusta devida à desonestidade. A educação somente vence se encarar as tendências pervertedoras uma à uma.
        Somente aqueles quais amarem mais o caos que a harmonia; ou seja, quem amarem o defeito ao invés que a virtude permanecerão reconhecidamente maus.
        Pensar   antes de agir é recomendação notória. Mas como pensar quando a ação desponta em segundos? - Simples; o pensamento deve ser exercitado com antecedência para que a mente esteja treinada quando houver ocasião qual exija reação imediata. Portanto, do mesmo modo que os músculos necessitam treino para agilidade e força; também a inteligência necessita treino, tornando o cérebro um instrumento eficaz ao sucesso pessoal.
        A mente humana possui potencial suficiente para o ser projetar o destino qual lhe convém. E quando a época e ambiente nos quais se viverá aceitam expansões, pode-se nascer com alguns poderes despertados; se não houver interesse em exercitar mais a fase inferior do próprio ser; utilidade da encarnação.

        Ao estudar-se o ser humano classifica as fase do ser, seu potencial presente, como desenvolvê-lo, e como agir satisfatoriamente. Em suma, como direcionar seu desenvolvimento para metas quais lhe saciem completamente corpo e mente, ambiente e civilização.
        Conhecer-se e exercitar-se na busca pela plenitude individual é a tarefa para os humanos encarnados. O prazer das atividades por ser não deve estar somente na esperança do sucesso. O próprio ato de aprender e exercitar deve produzir prazer. Assim alimenta-se a felicidade em existir.

        Para o autoconhecimento os métodos variam; e se usando determinado oráculo não se alcança toda a própria personalidade, outros viabilizam perspectivas diferentes de um mesmo ser e dos relacionamentos. Também as técnicas para desenvolvimento humano são diferentes e nunca absolutas; pois é o próprio sujeito quem descobre a técnica qual melhor lhe satisfaz; e progride assimilando a técnica que ao adequar-se ao ser conduz à harmonização profunda. E ao quitar as experimentações necessárias, alcança o aprendiz o poder pessoal ao qual tem direito; por haver desejado e trabalhado pelo objetivo, e por ser cidadão do universo.
        Alem da  felicidade que o empenho do progressista lhe confere desde o início do trabalho, não convem esperar por algo mais imediatamente. O próprio esforço sincero gratificará prazer, ainda que sem resultado externo visível.

        Do outro lado, somente quando há reconhecimento do mau efeito do próprio comportamento ou da incapacidade ocasional, é que os sujeitos decidem dedicarem-se ao auto melhoramento. Enquanto eles não sentem necessidade disso, o prazer de progredir é escasso em alguns .
        Uma leitura atenta nas personalidades, mesmo à infância, demonstra que tudo o que constitui aquele ser está ali. Miremos o horizonte; mas nunca esqueçamos das pedras no caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pudor e o escrúpulo

        A capacidade humana de auto-restringir-se e de auto-dosar-se protege lhe a felicidade movendo-se com justiça nas relações e nas situ...