quinta-feira, 11 de julho de 2013

A harmonia familiar

        A formação harmônica para as famílias é a natural; prazerosa porquê visa a felicidade de todos os componentes; mas também à mercê do livre-arbítrio no que diz respeito à adaptação social, evolução, relações internas, e alianças externas.
        Do mesmo modo que na questão individual, o sucesso familiar não é obrigatoriamente a completa assimilação da modernidade.
        A verdadeira fraternidade é ontológica; com participação variável mas amistosa e educativa. De modo que não produz rupturas agudas; à exceção de que a composição natural fosse propensa à aberrações trágicas, o que não é fraternidade viva.

        O pensamento é a chave de organização dos indivíduos em si mesmos. Na família o esforço é fracionado e conduzido pela comunicação fraternal, fecundada com a luz trazida das experiências e investigações quais visam o estudo social e coleta de informações úteis ao diálogo e amadurecimento de todos os membros da família harmonizada.
        O trabalho intelectual constante pode ser incentivado por amorizadores sociais, ou já haver sido implantado pelos pais iluminados em ótima formação. Não havendo serviço social nem referência educativa; pode ocorrer formação de tradição familiar com  os melhores hábitos dos mais inteligentes e amorosos da família. As tradições particulares das famílias indicam uma verdadeira combinação entre os integrantes, os quais se harmonizam na concórdia de seus costumes. Naturalmente os pais são os primeiros à ditarem os valores que desejam cultuarem por todo o tempo em qual considerem os válidos.
         O início dos desmembramentos é a necessidade de alguns por novos valores quais não se harmonizem com os antigos, ainda válidos para a geração anterior. A harmonia familiar há, por isso, duração variável conforme as personalidades envolvidas na formação da família expansionista. Numa família contrativa os desmembramentos, regulados por rígida moral, tornam-se como expansões fraternas as quais não têm obrigação de dissolverem a harmonia familiar.

        A adequação à sociedade é sempre pelas vocações e interesses. Então o conhecimento filtrado de cada membro da família harmonizada deve demonstrar uma identidade familiar; a qual na razão cósmica seria adaptável ao ambiente de nível consciencial próximo; imponente ao ambiente de nível consciencial inferior; e adaptável em ambiente de nível consciencial superior ( este último merecido então ).
        A harmonia familiar é o sucesso fraternal básico, indispensável para os apreciadores de harmonias grupais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pudor e o escrúpulo

        A capacidade humana de auto-restringir-se e de auto-dosar-se protege lhe a felicidade movendo-se com justiça nas relações e nas situ...