terça-feira, 9 de julho de 2013

As Saúdes

        O conceito saúde, visto como equilíbrio e funcionamento harmônico, se aplica tanto à indivíduos quanto à coletividades; tanto à produtos quanto à diálogos. Mas não se deve interpretar em um sentido mutilador; pois neste modo é egoísmo. O campo de ação das coletividades pode se estender até o ponto em que os grupos consigam subsistirem sem agredirem uns aos outros.
        É lamentável saber que heranças preciosas para alguns foram destruídas por outros. Mas mesmo que não se possa resgatar toda a luz do passado; novos trabalhos podem e devem serem empreendidos no presente de qualquer época, até alcançar a satisfação, sem anular a herança dos outros; porquê os valores legítimos perduram: cada época deve produzir os seus próprios frutos.
        Há uma coisa que não é necessária à vida, e todos os quais reconhecem a saúde como princípio básico podem concordarem: é a miséria ! E a miséria não é a pobreza porquê a pobreza é a simplicidade enquanto que a miséria é a ausência de recursos básicos.
        A valorização à vida não se faz somente na negatividade porquê a ação é o que faz a vida.
        Deve-se valorizar o suporte para a vida, seja o corpo ou o ambiente, aprendendo a justiça para saber como agir em relação às outras criaturas e seus ambientes; de modo que se possa projetar a melhor felicidade à qual se aspire.
        Para os seres humanos o conhecimento da vida é necessário ao bom planejamento com satisfação interior no momento atual, e nos posteriores. Livre arbítrio e destino, direitos e deveres, devem moverem-se.
        Reconhecer o princípio movimento é essencial para o próprio progresso; e enquanto há movimento não existe morte. A realidade é uma experiência individual para seres indivíduos, e o simples afirmar que a consciência vivente não é a matéria não basta; para superar é necessário amar e exercitar regularmente; do caos das trevas até à mais luminosa sublimação. Por isso é que o repouso não pode ser eterno para os seres viventes.
        Ter um sentido para a vida , toda criatura qual esteja de fato viva o tem, mesmo que seja ilusão. Pode haver dificuldade em remover ou modificar alguma ideação para ajustar à realidade o ideal fictício completo. Mesmo porque o desconhecimento de si mesmo é o que mais permite aos ignorantes confundirem-se.
        Hão intuições e conclusões as quais constituem delícias íntimas, as quais não deveriam jamais serem surrupiadas egoisticamente. Eu tenho certeza sobre o potencial anímico, ainda que supondo no início e no fim equivalham os potenciais de percepção, sensação, e poder; conjuga-se inexoravelmente o meio de modos diversos para produzir seres diferentes. O ponto de partida seja o mesmo; mas as variações são inevitáveis e necessárias.

        Um mundo doentio é vitima das criaturas humanas quais o povoam. E mesmo que persistam nas trevas; todos os adeptos da luz só reconhecem a educação como socorro saneador justo. Nisso, é somente a não aceitação aos convites para um modo de vida mais saudável, tal qual prazeroso, que atrasa o mundo. Os esforços são necessidades tão individuais nessa questão; que o vicio na destrutibilidade ao ambiente, ou de si mesmo, não tem prazo para acabar na criatura senão da germinação de sua vontade. A compreensão intelectual e a apreensão emocional são os únicos fatores justos que podem impulsionarem os seres humanos ao progresso pessoal. A saúde social engloba todas as saúdes, portanto; para os agentes do progresso, incentivar o exercício da criatividade e o melhoramento das manifestações de vida : é a nossa missão !

        Quando os humanos abstêm-se de julgarem na tentativa de dominarem-se uns aos outros, reconhecendo os direitos dos inimigos; de tal modo a buscarem a superação, o que lhes concede a glória de serem melhores, e portanto mais úteis e valiosos ao organismo cósmico da vida: isso demonstra a maturidade pela qual já não se repetem as mutilações como na primitiva idade.
         Se o organismo social não estiver saudável, muitas gerações pode-se perder; ou até haver fracasso total da civilização. Há necessidade por uma mentalidade social real e ativa, fortalecendo os elementos do povo, de modo que se passe à formar mentes progressistas; cujos governos não sejam mais ensaios fechados num âmbito vicioso; mas sim força espiralada que só produz sucessos, e que se adeque à realidade psicológica do conjunto, conforme o organismo social se exercita na busca por felicidade, transparecendo neste exercício a índole cujos caracteres principais merecem atenção imediata.

        A instauração de ordem a nível planetário implica distinguir, organizar, equilibrar, conjugando atividades e aprendizados quais devem saciarem em si a felicidade que produzem. Pois a felicidade tem peso, que à certo nível pode não ser suportado; de onde a decadência pode originar-se, conduzindo à destruição da civilização.
        A experiência não é perdida quando a civilização consegue atingir considerável sucesso; mas preservar o sucesso é um desafio, visto que para alcança-lo muitas gerações são consumidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pudor e o escrúpulo

        A capacidade humana de auto-restringir-se e de auto-dosar-se protege lhe a felicidade movendo-se com justiça nas relações e nas situ...